Como criar legendas para videos AVI

Ola! primeiramente antes de explicar à como criar legendas para seus video clips gostaria de saber, primeiramente se é uma pessoa esforçada a aprender e superar novos desafios?

Voce tem noções de outro idioma (o qual você deseja fazer a legenda por exemplo) ?

Caso for afirmativo sua resposta vamos segui adiante e ver o tutorial que preparei para ensina-los!

Voce precisará tem os programas

SubtitleWorkshop 4 essa versao é a mais recente e está em inglês mas nao há dificuldade para aprender manusea-lo! Basta clicar no nome do programa que voce será encaminhado para o site oficial do programa para realizar o download.

AVI ReComp esse programa é que voce usará para inserir a legenda nos seus videos. E como o nome do programa já diz, ele só aceita videos no formato AVI. Caso voce queira inseri as legendas em videos de outros formatos por exemplo o MPEG eu te aconselho usar o programa Total Video Converter que possui essa função!

Com esses dois programas já instalados no seu computador vamos seguir adiante.

Abra o programa SubtitleWorkshop 4, e na barra de ferramentas voce tera os menu do programa.
Para facilitar nosso trabalho o programa fornece a opcao para visualizar o video durante a criaçao da legenda.

Com o programa aberto voce clica em Movie ≈ Open

Agora, voce procura o local aonde está salvo o video que voce quer legendar!
Quando voce abrir esse video, ele começará a ser reproduzido na tela!
Veja a imagem abaixo:


Voce deve prestar atençao que no decorrer do video, no canto esquerdo abaixo da tela que esta o video possui o tempo! Esse tempo é o de grande importancia, para voce criar as falas no tempo correto! Em cada fala voce deverá pausar o video para pegar o tempo correto !

Agora que ja abrimos o video, iremos fazer a legenda.

Para isso clique em File ≈ New Subtitle
Agora voce poderá criar suas legendas, mas vamos ver como:
Na caixa branca abaixo de onde fica o video voce perceberá que apareceu
A primeira parte para criar a legenda. com o tempo zerado! isso porque voce nao configurou o tempo dessa primeira fala.


Ja na caixa mais abaixo veja a imagem:

nessa caixa mais abaixo é aonde voce escreverá sua legenda!
Obs: a aba acima e no canto, significa o seguinte:


Show: Aqui voce coloca o tempo em que determinada fala irá aparecer no video.
Hide: Nesse tempo voce coloca o tempo em que a mesma fala irá desaparecer do video.


Por isso eu disse que voce terá que prestar atençao no tempo do video.
Veja o exemplo da imagem abaixo:

Nessa imagem

Nesse caso eu pausei o video quando o cantor iria cantar "Say you, say me"
E o tempo que ele começa falar essa frase é 00:00:16:630
Então como ele começa a falar nesse tempo, entao eu devo sincronizar esse periodo na aba SHOW assim como eu disse antes.

Agora veja a imagem abaixo:


Continuando da parte anterior, eu tive que despausar o video ate que o cantor terminasse de dizer a frase "Say you, say me" e perceba que o tempo agora é: 00:00:19:857
E como voce pode ver na imagem acima eu coloquei esse tempo na aba Hide. Ou seja a fala irá desaparecer apos esse tempo.

Quando voce terminou essa parte, voce preciona o botao Insert do seu teclado.
Ai abrirá outra linha para voce criar a segunda fala do cantor veja a imagem abaixo:

Então, a mesma coisa que voce havia feito anteriormente voce terá que fazer novamente para criar a segunda fala, sempre prestando atençao no tempo do video.
Voce deverá pausar o video no inicio de cada frase para configurar o tempo que a legenda aparecerá e depois voce despausa e torna a pausar apos o cantor terminar a frase que voce escreveu. ai voce pega aquele tempo e coloca em na aba hide que é aonde a legenda sumirá para vim a proxima.
Depois de configurado o tempo dessa segunda frase voce clica em Insert no teclado e vai abrir outra parte para a proxima frase e voce escreve a legenda.

Vai assim ate terminar todo o video.


Quando voce terminar o video todo, voce clica novamente em File e clica em Save as.
Abrirá uma janela. Nessa janela voce escolherá o nome que será salvo sua legenda, o local aonde voce quer que seja salvo e tambem o formato que voce salvará sua legenda.
Veja:

Eu sempre salvo a minha no formato SubStation (*ssa) porque nesse formato, quando eu for inserir no video a legenda, eu poderei formatar o texto. Ou seja, colocar colorido, italico, e varias outras coisas. Mas isso eu irei ensinar outra hora pois ja estou atrasado e tenho que sair.
Depois que voce escolher o formato, o nome da legenda e o local de salvar, pronto sua legenda agora basta ser inserida. Ate a proxima aula aonde eu ensinarei a como introduzir a legenda no video!


ATUALIZAÇÃO
Clique aqui para ver a continuação do tutorial


Softwares relacionados:
Compare no Buscapé outros Editores de Video

2 comentários:

Unknown disse...

Olá migo muito bom seu tuto porem vc sabe me dizer pq quando clico para alterar a fonte ea cor da legenda o programa simplesmente desaparece do nada?
se puder me ajudar eu agradesço acehi muito linda a interface desta verção!!!
abraço obrigado

Renan V. Ferreira disse...

Deve ser algum erro do proprio programa! Verifique e tente atualizar a versao do programa